Pela primeira vez na histria, os principais patrocinadores dos trs maiores clubes de Minas Gerais so sites de apostas. Amrica e Atltico j tinham acordos no espao mais nobre da camisa com empresas dessa rea. Neste ano, o Cruzeiro seguiu o exemplo dos rivais e fechou contrato com uma multinacional do setor.
O mercado brasileiro virou um grande atrativo para esse segmento desde dezembro de 2018, quando o ento presidente da Repblica, Michel Temer (MDB), assinou a Lei 13.756, que autorizou as apostas de quota fixa no pas. Desde ento, um nmero expressivo de sites de apostas esto ativos por aqui. Para 2023, o setor mira um faturamento de R$ 12 bilhes no Brasil, de acordo com dados do BNL Data.
Em busca de novos apostadores, os sites de apostas investiram pesado nos times de futebol - na ltima Srie A do Campeonato Brasileiro, todas as equipes eram apoiadas por alguma empresa do setor.
O diretor de marketing e negcios do Amrica, Marcone Barbosa, acredita que esse um movimento sazonal do mercado. Ele lembra que houve ondas de patrocnios de determinados setores da economia no passado, como refrigerantes (a Coca-Cola, na dcada de 1980), bancos (Caixa e BMG, em especial nos anos 2000 e 2010), empresas de eletrnicos (LG e Samsung, entre outras) e, mais recentemente, bancos digitais (Inter, Digi+, BS2).
"Desta vez ainda mais interessante para o futebol porque no so poucas empresas buscando a associao com as marcas dos clubes, mas quase todos os sites de apostas esto de alguma forma trazendo investimento, o que criou uma grande concorrncia no mercado, elevando os valores dos patrocnios", avaliou Barbosa.
Caso do Amrica
Marcone Barbosa explicou como foi o processo de negociao com a nova apoiadora, que um site de apostas ligado a empresrios mineiros, com licena em Curaao, no Caribe.
"A EstrelaBet comeou com pessoas aqui de BH e boa parte da turma ainda est aqui. Alguns familiares desses empresrios so americanos ou simpticos ao Amrica, isso gerou uma empatia e um entrosamento maior entre o clube e a empresa. Tambm houve sinergia e compartilhamento de ideias entre as equipes de marketing, com o desafio de elevar de forma positiva a exposio das marcas", disse Barbosa.
Alm do Amrica, a empresa patrocina o Internacional.
Atltico pioneiro em Minas
Nos ltimos anos, a empresa de origem grega fez um massivo investimento no Brasil tanto em empresas de mdia, quanto em clubes. A novidade para 2023 que a Betano comprou o naming rights da Copa do Brasil.
O diretor de negcios do Atltico, Leandro Figueiredo, detalhou o processo de acordo entre o Galo e a empresa. "Quando fechamos a parceria com a Betano, fizemos uma anlise deste segmento de empresas. O Galo foi um dos primeiros clubes do Brasil a ter este tipo de patrocnio, com um investimento mais alto. Entendemos que um grupo muito grande e organizado e agregaria muito valor nossa marca".
De acordo com anlise da ferramenta Similarweb, a Betano hoje a segunda maior empresa em participao de marcado no Brasil, atrs da Bet365. A parceira do Galo tem registrado forte crescimento de visitas no pas: quase 841% comparando dados de outubro de 2022 ao mesmo perodo do ano anterior, segundo a Similarweb.
O Atltico acredita que parte desse sucesso est ligado parceria com a empresa, que foi renovada em maro de 2022. "Na renovao, fizemos um bom reajuste no contrato, levando em conta que o engajamento da torcida do Galo com a Betano incrvel. motivo de muito orgulho para gente. Temos um parceiro que muito responsvel com o clube, e a torcida retribui dessa forma", disse Figueiredo, que informou a procura de outros sites de apostas.
"Vrias outras empresas nos procuraram, mas preferimos manter a Betano, melhorando as nossas condies e tendo participao nas receitas das apostas", explicou o diretor do Galo.
Cruzeiro e o fator Ronaldo
O diretor de negcios do Cruzeiro, Lnin Franco, destacou a mudana no comando do clube para a atrao de novos parceiros.
"A parceria entre o Cruzeiro e a Betfair histrica. Com muita fora e um potencial maior ainda. O clube uma das maiores instituies do esporte na Amrica e se associa com uma lder mundial no ramo das apostas esportivas. Estamos recuperando a confiana do nosso torcedor, com um trabalho muito srio e profissional. Esta conduta nos coloca no radar de grandes parceiros, como o caso da Betfair", disse Franco.
"Desde o anncio da parceria, j temos presenciado o engajamento do torcedor do Cruzeiro com a patrocinadora e a tendncia que seja um movimento crescente, atravs das aes que temos planejado conjuntamente. Esperamos que seja uma parceria duradoura e com ainda mais resultados positivos para ambos os lados", acrescentou o dirigente.
Regulamentao do setor
A lei assinada por Temer em 2018 estabelecia a elaborao de uma regulamentao para a operao dessas empresas no pas, mas o prazo venceu no fim do ano passado. Apesar disso, h expectativa de que um regimento seja criado neste ano.
Para o advogado Daniel Silva, do escritrio Galvo e Silva, o maior risco hoje a incerteza jurdica. "Embora existam regulamentaes iniciais, a determinao final de normas completas e abrangentes ainda esto pendentes. Neste sentido, esto expostas a presses sociais e morais que geram certa instabilidade jurdica, o que faz com que muitas empresas optem por operar fora do pas, retirando do territrio nacional fontes importantes de recurso", disse.
A regulamentao trar benefcios para as empresas e para o apostador, afirma o advogado. "Para o setor, regulamentao clara significa segurana para estabelecer uma operao totalmente sediada no Brasil. Para o apostador, essa deciso significa muito mais segurana, uma vez que est protegido pelas leis e pelo judicirio brasileiro. Isso no acontece, por exemplo, ao apostar em uma casa ou site sediado em outro pas, pois sero seguidas as leis desta outra nao".
Sem normas concretas, o governo brasileiro deixa de arrecadar valores expressivos com a tributao dessas empresas. Por outro lado, o apostador deve pagar imposto sobre a renda obtida se depositar o dinheiro em contas de sites baseados no exterior, como ocorre hoje em quase todos os casos.
Riscos
Para o CEO da Pay4Fun, Leonardo Baptista, a regulamentao pode criar mecanismos de fiscalizao. "Existem empresas que atuam monitorando somente desse tipo de fraude, estudando o comportamento de jogadores e de times inteiros. A regulamentao vem justamente para ajudar nesse quesito tambm, colocando inclusive regras em divulgao de Propaganda e Marketing".
Outro ponto importante saber em que empresa o torcedor est colocando o seu dinheiro, explica Baptista. "Vale comear pela certificao do site de apostas, por exemplo. Se o domnio est em um ambiente seguro, como HTTPS - Hyper Text Transfer Protocol Secure - e se possui um certificado de segurana vlido para navegar. Alm disso, importante verificar se o site possui uma licena de jogo vlida internacionalmente em localidades como Curaao (Caribe), Malta ou Reino Unido. Outro ponto, validar se o mtodo de pagamento utilizado no site uma empresa que atua de forma correta localmente ou se utiliza conta corrente e nomes de terceiros".
Sites de apostas nos clubes da Srie A
- Amrica - EstrelaBet
- Atltico - Betano
- Cruzeiro - Betfair
- Palmeiras - Betfair
- Athletico-PR - Betsson
- Botafogo - Parimatch
- Bragantino - mrJack.bet
- Corinthians - Pixbet
- Coritiba - Dafabet
- Cuiab - No tem no momento
- Flamengo - Pixbet
- Fluminense - Betano
- Fortaleza - No tem no momento
- Gois - Esporte da Sorte
- Internacional - EstrelaBet
- Santos - Pixbet
- So Paulo - Sportsbet.io
- Grmio - mrJack.bet
- Vasco - Pixbet
- Bahia - Esportes da Sorte
[ad_2]
Source link